Metodologia do Fazer
Nossa Metodologia exclusiva do FAZER representa uma mudança de paradigma do ensino tradicional, pois incorpora naturalmente o novo Ensino Médio em um ecossistema pedagógico focado onde o aluno é orientado para o alto desempenho por meio do acesso a conteúdos em diversos formatos e da vivência de desafios práticos direcionados para os objetivos da área em que deseja atuar. A metodologia do PolyUni é flexível, pois oferece dentro dos campos de humanas, exatas e biomédicas diversos formatos de estudo como oficinas, simulados, olimpíadas, seminários, estudos de casos, investigação científica e estágios.
Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser
A metodologia do FAZER, envolve cinco FAZERES importantes e necessários para que a aprendizagem efetivamente aconteça:
- 1Contextualização
- 2Teorização
- 3Aplicação
- 4Reflexão
- 5Avaliação
Mobilizar o estudante para a aprendizagem, criar a necessidade, contextualizar, problematizar, motivar e atribuir significado e sentido. Esse primeiro momento tenciona os diferentes conhecimentos, estimulando o estudante a buscar soluções.
Pensar e analisar em que momento a contextualização se ajusta com as ideias teóricas. Como explicar o que se apresentou inicialmente? É compreender os nexos e as relações da aprendizagem pretendida como totalidade. Essa comunicação favorece a discussão do conhecimento científico, potencializando a aprendizagem.
Expressar as sínteses cognitivas elaboradas no desenvolvimento das etapas anteriores com o desenvolvimento de situações de aplicabilidade em um processo de aprendizado contínuo e sistêmico.
Compreender a relação que os discentes desenvolveram com o conhecimento e como o gerenciam, propondo as intervenções adequadas quando necessário. Analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas, com o aluno sendo o ponto central.
Observar o nível de aprendizado de cada aluno e buscar também identificar possíveis problemas no método de ensino. A avaliação deve detectar as fragilidades e as dificuldades de aprendizagem que possam ser acompanhadas a longo prazo. Servem para diagnosticar o grau de conhecimento dos alunos e auxiliar o docente na forma de intervir.